Programa De Bem Com a Balança

Aqui você encontra o programa completo.


1ª semana:


Uma mudança no estilo de vida

Necessita ficar bem esclarecido que ninguém esta fazendo dieta para emagrecer, mas aprendendo a viver melhor, ter mais qualidade de vida, pois ao final destas 8 semanas você continuará a seguir este mesmo ritmo.
A partir deste momento você está se tornando uma pessoa diferente, agora cada ação em relação ao seu corpo, o seu estilo de viver refletirá para confirmar se realmente é o melhor.
É necessário que  venha a compreender que o progresso é gradual e as vitórias são conquistadas diariamente, mesmo se não conseguir seguir rigorosamente todos os dias nunca desista, afinal como diz um famoso ditado:
“Vitorioso é quem sempre luta, às vezes ganha e nunca desiste.” Anônimo.
Uma vez por semana você irá estudar um dos remédios da natureza iniciando com o exercício físico, mas apenas um. No fim de 8 semanas você terá estudado os 8 remédios.
A cada dia você encontrará um incentivo relacionada ao remédio da semana.


Primeira Semana Primeiro Remédio
Hoje vamos conhecer o primeiro remédio da natureza e quão importante ele é para cada um de nós.
Exercício físico  é qualquer atividade que aumenta sua resistência física.
Estudos já comprovam como a vida é prolongada para aqueles que praticam alguma atividade física, mas Deus já deixou para nós este remédio como uma prevenção de doenças, vamos conhecer um pouquinho mais.
Os médicos e especialistas já comprovaram que  exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente ajudam a prevenir doenças, moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade e outras doenças. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

Benefícios do exercício físico

A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.
O melhor seria se o exercício físico começasse na infância, tornando-se um hábito na vida adulta, mas se este não foi o seu caso, não desanime, pois conhecemos o melhor exercício para você. Que tal a caminhada? Este exercício físico é o que existe de mais fácil, não necessita de orientação médica, qualquer pessoa pode praticá-lo e o melhor, seus resultados são significativos para uma melhor qualidade de vida, vamos conhecê-los:
1- Auxilia em nossas circulação
Você sabia que caminhar durante 40 minutos reduz a pressão arterial durante 24 horas, porque a caminhada ajuda as  válvulas do coração, melhorando também a circulação e oxigenação do corpo.
2- Pulmão 10
Nossa respiração fica muito comprometida pela poluição das grandes cidades, mas durante a caminhada nosso pulmão é beneficiado com as trocas gasosas.
3. Afasta as doenças
Auxilia no tratamento de doenças,  o sistema imunológico é fortalecido com  uma oxigenação  eficiente para todo o nosso corpo.
Também diminuímos os riscos de obter  osteoporose, pois o  impacto dos pés com o chão é muito importante para o fortalecimento dos ossos, além de muitas doenças serem causadas pelo sedentarismo.
4. Manda embora a  depressão
Como sabemos quando, caminhamos, é liberada uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, deixando uma sensação de felicidade e contentamento.
A caminhada rejuvenesce, melhora não apenas o corpo mas também a mente, podemos dizer que é um “santo remédio”.
5. Deixa mais disposto
A caminhada melhora a qualidade do sono de noite. Como gastamos energia durante a caminhada, o nosso corpo entende a necessidade do repouso para recuperá-las, por este motivo nota-se que poucas pessoas que têm o hábito de caminhar sofrem de insônia.
6-  Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
A caminhada é uma forte aliada ao emagrecimento, pois é um exercício aeróbico onde beneficia o corpo com a perda de peso e aumenta sua resistência, acelera o metabolismo aumentando a circulação, respiração e atividade muscular.
 7- Diminui a vontade de comer
Quando se está caminhando, acaba trabalhando com o psicológico do indivíduo, pois para muitos não compensa exagerar na alimentação depois de uma boa caminhada, além deste fator a caminhada libera hormônios, como a endorfina que combate o estresse e assim não buscam uma fuga na comida.
O exercício ao ar livre é o melhor; deve ser arranjado de maneira a  revigorar pelo uso os órgãos que se tem enfraquecido; convém que o coração esteja posto nisso. Ciência do Bom Viver pág. 239
Você conheceu um dos 8 remédios da natureza, vamos começar a praticá-lo.
Você é nosso(a) amigo(a) especial e queremos passar juntos estas próximas semanas. É muito importante decidir fazer parte deste projeto, desta mudança e esse é o primeiro passo. Hoje é um novo começo, olhe bem no espelho, ao você encontrar esta pessoa, dê adeus para ela porque em 8 semanas você irá viver uma transformação. Acredite em você este é o primeiro ponto, lembre-se, Deus acredita.
Cumprindo com sua parte podemos garantir que todo o resto dará certo e alcançarás o seu objetivo: mudar a sua imagem mudando  o estilo de vida.

Sobre os incentivos:

Foi verificado que cada um de nós precisa de um acompanhamento diário, para nos motivar e nos ajudar a  mantermo-nos firmes em nosso propósito. Cada semana tem seu objetivo a ser alcançado é necessário então ler cada um em seu dia. Não deve ler todos em um único dia ou ficar dias sem serem lidos, existe uma sequência a ser cumprida.
Lembre, nosso lema é:
De Bem com a Balança não é imaginação e sim decisão.
Leia as orientações a baixo:
Vamos começar tomando muita água, pois sem ela você não não terá sucesso em sua jornada. No mínimo 6 copos.
Comece a caminhar durante 20 min.
Retire todo os tipos de queijos, margarina, manteiga, requeijão e  maionese.  Siga a tabela de alimentos.  
Não esqueça que no início de cada estudo, ou seja, uma vez por semana, você deve se pesar e medir sua cintura, bem em cima do umbigo, para acompanhar aqueles que estão acima do peso e desejam ficar bem.
LEMBRE-SE: Hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


1º Dia: Decisão

Para refletir “Meu refugio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio” salmos 91.2
Hoje é o 1º dia de uma mudança no estilo de vida, lembre-se, para funcionar é necessário decidir.
Todos nós fazemos decisões diárias desde a roupa que vou vestir, o que irei comer até como voltar para casa do trabalho. Decisão faz parte da vida de qualquer pessoa, mesmo se sua decisão seja não decidir nada.
Nesta primeira semana, você deverá eliminar de seu cardápio alguns alimentos, não se preocupe, voltará a comê-los, então não fique pensando quando isso irá acontecer, mas concentre-se em cada dia e hoje é o dia de estar bem, pois você já deu o primeiro passo, parabéns
 “O que não se planeja hoje não se faz amanhã.” [1]

Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Toda pessoa deve possuir conhecimentos dos meios terapêuticos naturais, e da maneira de aplicá-los...O uso dos remédios naturais requer certo cuidado e esforço que muitos não estão dispostos a exercer.[ii]
Agora você está pronto para começar o seu dia.




[1] Uris, Auren. - O livro da mesa do executivo. pág. 170
[ii] Ellen G. White - A ciência do Bom Viver, pág. 127




2º Dia: Dizer não a 1ª vez é mais difícil

Para refletir “Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” salmos 91:3
Hoje é um novo dia e deve continuar firme em sua decisão, uma alimentação equilibrada. Desde o  momento em que você começou a sua mudança deve ter percebido que encontrou muitas tentações, mas lembre-se dizer não a 1ª vez é mais difícil, logo as pessoas perceberão que você está realmente decido (a) e diminuirão as perguntas, aquelas que nos fazem desejar quebrar nossa decisão.
Então neste dia ao encontrar desvios em seu propósito diga NÃO, se preciso for diga várias vezes ao dia, logo você vai perceber que ficará mais fácil. Sofremos quando temos que dizer não a 1ª vez, mas ao passar do dia você vai perceber que foi sua melhor decisão, logo as pessoas lhe parabenizarão por sua força de vontade.
 “Diz um antigo provérbio chinês: Uma viagem de mil quilômetros começa com o primeiro passo.”[i]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Todo o hábito físico é cuidadosamente regulado. Sabem que a negligência, o excesso ou a indiferença, que enfraqueçam ou prejudicam qualquer órgão ou função do corpo, resultariam na derrota certa.[ii]
Agora você está pronto para começar o seu dia.




[i] Yonggi Cho, Dr. Paul. - Muito Mais do Que Número, pág. 139
[ii] Ellen G. White - A ciência do Bom Viver, pág. 128



3º Dia: Perseverança

Para refletir “Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por Ele.” Salmos 4:3
Esta primeira semana é mais difícil, pois você está aprendendo como viver um dia de cada vez. Hoje é o dia de perseverar, lembre-se, você consegue, pois é forte e perseverante. A perseverança vai ser muito repetida por mim durante essas 8 semanas, é através dela que alcançará o seu objetivo, seja firme, lute cada dia, vença com o auxílio de Deus e nunca desista, quando você olhar lá na frente vai perceber que valeu a pena, você é mais forte do que imagina. Deus acredita em você, eu acredito em você, agora falta somente você acreditar. Existem batalhas para serem vencidas e hoje você acordou para ganhar, sua força de vontade é a maior arma ao seu favor, peça a Deus ajuda e Ele vai lhe conceder.
 “O planejamento é essencial quando planejamos a fim de fazer acontecer o que desejamos que aconteça.” [i]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
O exercício ao ar livre é o melhor, deve ser arranjado de maneira a revigorar pelo uso os órgão que se têm enfraquecido; convém que o coração esteja posto nisto[ii]
Agora você está pronto para começar o seu dia.




[i] Engstrom, Ted W. Mackenzie, R Alec. - Administração do Tempo. pág. 124
[ii] Ellen G. White - A ciência do Bom Viver, pág. 239



4º Dia: Sensação Desagradável

Para refletir “irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai” salmos 4:4
Você já deve ter percebido que está se sentido fraco, desanimado e às vezes até com dor de cabeça, esses sintomas são normais, pois o seu corpo está se desintoxicando de muitos alimentos gordurosos, deve ir procurar um médico se os sintomas persistirem, mas nos primeiros dias é normal esta sensação. Durante muito tempo você se alimentou de forma errônea e agora está mudando. Tome muita água se lhe der dor de cabeça e caminhe no horário certo do sol (07:00 as 09:30 ou das 16:00 às 18:00). A caminhada com um pouco de sol alivia a sensação de dor ou ansiedade, descanse e  se possível deite-se antes das 22:00h, vai perceber que o descanso é um remédio precioso. Essa primeira semana é necessário descansar, ler, relaxar, logo essa sensação desagradável passará e você se sentira melhor.
 “Na vida, jamais gaste mais de dez por cento do seu tempo com o problema, e consuma pelo menos noventa por cento do seu tempo com a solução.” [i]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A inatividade produz o mesmo efeito sobre o sistema muscular todo. O sangue não é tão capaz de expelir as impurezas como seria se a circulação ativa fosse produzida pelo exercício. [ii]
Agora você está pronto para começar o seu dia



[i] Robbins, Antony. - Desperte o Gigante Interior, pág. 324
[ii] White, Ellen G.- A ciência do Bom Viver, pág. 238


  Dia: Ansiedade

Para refletir “Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor” salmos 4:5
Quase todos nós sofremos com ansiedade e usamos isto como desculpa para comermos mais, porém você deve estar ansioso(a) para saber se está dando certo sua mudança no estilo de vida, ás vezes ansioso(a) com problemas familiares, pessoais, pois bem, neste momento você tem que achar outra maneira de liberar essa sensação que não seja a comida.
Algumas sugestões: Caminhe e reflita sobre como solucionar a questão; Leia para relaxar e esquecer um pouco esse momento de estresse, afinal o estresse ou muita agitação não vão lhe ajudar em nada; Converse com alguém de sua confiança, ache algo que você goste e lhe ajude.
 “Os problemas se tornam desafios para enfrentar, e não razões para desistir.”[i]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Quando a temperatura permitir, todos os que puderem assim fazer devem andar ao ar livre cada dia, tanto no verão como no inverno. Mas a roupa deve ser apropriada para o exercício, e os pés devem estar protegidos. [ii]
Agora você está pronto para começar o seu dia.





[i] Swindoll,Charles R. - José, Um homem Íntegro e Indulgente, pág. 176
[ii] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 52






6o Dia: Só falta 1 dia
Para refletir “Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? Senhor, levanta sobre nós a luz do Teu rosto” salmos 4:6
Hoje só falta um dia para você terminar sua 1a semana, você esta de parabéns. Mesmo se durante a semana existiu momentos de tropeço, fugiu um pouca do que foi proposto, mas você se manteve forte, ou seja, não desistiu recomeçou.
Esta semana é a mais difícil, pois aprendeu várias coisas, como usar o controle semanal, conheceu um cardápio com alimentos pouco usados, aprendeu a beber água e caminhar e ainda enfrentou cada dia com uma sensação diferente. Você se superou agora em diante é só manter, você consegue.

“O presente nada mais é do que o esforço do passado para converte-se no futuro.”13
Agora repita em voz alta:

Eu posso, Pois meu Deus me fortalece a cada dia.

Uma caminhada... os músculos e as veias tornam-se mais capacitados a desempenhar seu trabalhos. Haverá aumento de vitalidade, tão necessária a saúde. Os pulmões realizarão a atividade indispensável; pois é impossível sair ao ar revigorante de uma manhã... sem encher os pulmões.14

Agora você esta pronto para começar o seu dia. 


6º Dia: Só falta 1 dia

Para refletir “Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? Senhor, levanta sobre nós a luz do Teu rosto” salmos 4:6
Hoje só falta um dia para você terminar sua 1ª semana, você está de parabéns. Mesmo se durante a semana existiu momentos de tropeço, fugiu um pouca do que foi proposto, mas você se manteve forte, ou seja, não desistiu, recomeçou.
Esta semana é a mais difícil, pois aprendeu várias coisas, como usar o controle semanal, conheceu um cardápio com alimentos pouco usados, aprendeu a beber água e caminhar e ainda enfrentou cada dia com uma sensação diferente. Você se superou, agora em diante é só manter, você consegue.
 “O presente nada mais  é do que o esforço do passado para converte-se no futuro.”[1]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Uma caminhada... os músculos e as veias tornam-se mais capacitados a desempenhar seu trabalhos. Haverá aumento de vitalidade, tão necessária à saúde. Os pulmões realizarão a atividade indispensável; pois é impossível sair ao ar revigorante de uma manhã... sem encher os pulmões.[2]
Agora você está pronto para começar o seu dia.



7º Dia: Sensação Agradável

Para refletir “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” salmos 4:7
Hoje chegamos no final de uma semana  de sucesso. Esta semana foi completa, você viveu ou pelo menos deveria ter vivido cada instante, aproveitar cada momento.
Parabéns por ter perseverado, ter completado esta etapa.
Você agora está direcionando sua vida, reflita sobre sua semana. Quais foram os pontos altos e pontos baixos, no que você tem mais facilidade e no que realmente tem dificuldade. Ao descobrir esses detalhes, ficará cada vez mais fácil.
Hoje você deve se pesar, provavelmente perdeu peso. Essa primeira semana a diferença é muito intensa, com certeza perdeu alguns centímetros de cintura.
É normal perder de 1 a 5 quilos, depende de como era sua alimentação, se conseguiu concluir cada dia, se utilizou direito o controle semanal, tomou bastante água e caminhou. Mas se por acaso você não eliminou peso não desanime, seu metabolismo pode ser um pouco mais lento, seja persistente, na próxima vai conseguir.
Agora responda para si algumas perguntinhas:
Como passei a semana?
Como estou me sentindo?
Já estou percebendo a diferença no meu dia a dia?
Estou bem disposto(a)?
 “A felicidade é uma arte, e a única maneira de dominar uma arte é pratica-lá.”[3]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, Pois meu Deus me fortalece a cada dia.
O exercício auxiliará o trabalho da digestão. Andar ao ar livre após a refeição, conservando a cabeça erguida, pondo os ombros para trás, e fazer exercícios moderados, será um grande beneficio...Pensai em alguma coisa alegre.[4]
Agora você esta pronto para começar o seu dia.



a

Segunda Semana Segundo Remédio
Esta semana vamos estudar um maravilhoso remédio, a água, cura  muitos enfermos, mas e a nós que diferença vai fazer? Bem, se não colocarmos em prática a dosagem diária da água, não teremos sucesso em nosso programa.
Este remédio é fundamental para o programa dar certo, você precisa colocá-lo em prática diariamente. Todos já sabemos que a água é essencial para nossa saúde, sem ela não conseguiríamos viver, ela limpa nosso organismo das impurezas e nos dá vitalidade.
Hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse remédio da natureza.
A água serve tanto para nossa higiene, hidratação e purificação dos nossos órgãos. Regula a temperatura corporal, é o principal componente para  a diluição  de sólidos e também como transportadora de nutrientes para vários órgãos
No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, são eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação.

A água é um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais.
 Ao bebermos água diariamente ajudamos nosso organismo a eliminar toxinas através da urina, fezes e transpiração. O nosso organismo pode confundir fome com sede, muitas vezes o indivíduo é levado a comer, sendo que seu organismo precisa é ser hidratado. Toda vez que sentir fome, primeiro tome um copo de água e espere uns minutos para confirmar se é a sensação real. Nosso corpo perde em torno de 2 litros de água em um dia através da urina, fezes e transpiração. Sem esta hidratação sentimos vários efeitos ao longo do tempo
Motivos para bebermos 2 litros de água durante o  dia:
ü  A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Sentimos a textura, a firmeza e elasticidade diminuírem tanto nas unhas, cabelos…
ü  É também uma grande fonte para combater celulite.
ü  Ajuda na hidratação da pele e assim retardando as rugas.
ü  Para diminuir o inchaço, a retenção de líquido no corpo, beber água evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço.
ü  As fibras do colágeno que é o que mantém nossa pele firme necessita de água para renovação da pele.
ü  Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins.
ü  Lembre-se de beber água 30 minutos antes das refeições e 1:30 após.
Jesus é a fonte da água viva.
 “Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do céu. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e de animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença. A aplicação externa da água é um dos mais fáceis e mais satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tônico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros acalmam os nervos e equilibram a circulação”. C. B. V. p. 237.



Incentivos 2º Semana
Você ja começou a praticar  os 8 remédios da natureza, vamos continuar. As próximas semanas serão de persistência e decisão. Iremos relembrar de nossos objetivos:
É muito importante decidir fazer parte deste programa, desta mudança e esse é o primeiro ponto, mas para dar realmente certo você tem que ter um compromisso fidedigno de ler a todos os remédios e incentivos nas próximas sete semanas e seguir cada dia da semana como o programa estabelece.
Você já deve ter percebido a diferença, mas lembre-se esta semana você não ira perder tanto peso, pois seu corpo já esta se adaptando com o novo estilo, mas continue firmo logo voltará a perder peso.
Lembre nosso lema é:
De bem com a vida não é imaginação e sim decisão.
Leia as orientações a baixo:
Agora são 7 copos de água no mínimo
Comece a caminhar durante 30 min. Retire todo os tipos de queijos, margarina, manteiga, requeijão, maionese. Siga a tabela de alimentos.
LEMBRE-SE: hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


8º Dia: Perseverança

Para refletir “O senhor é meu pastor e nada me faltara.” salmos 23.1
Já citamos anteriormente como a perseverança faz a diferença, estamos começando mais uma semana e sua decisão é fundamental para continuarmos nesta caminhada. Sua força de vontade é a maior arma ao seu favor, peça a Deus ajuda e Ele vai lhe conceder. O primeiro ponto de qualquer jornada é acreditar, quando acreditamos temos 95% de chance de conseguirmos, os outros 5% é colocar as mãos na massa.
Não sei qual o seu obstáculo do dia, mas lembre-se todos nós temos problemas diários, não deixe que por algum motivo você desanime do seu objetivo. Não haverá um dia perfeito para você começar ou continuar, é melhor fazer um pouco hoje do que deixar tudo para amanhã e não realizar nada.
 “Mas se você realmente acredita no que faz, tem que persistir mesmo diante dos obstáculos.”[5]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Muitos cometem o erro de tomar água fria nas refeições. Tomada nas refeições a água diminui a secreção das glândulas salivares...Água ou limonada geladas ingeridas às refeições, paralisa a digestão até que o organismo comunicado ao estômago calor suficiente para recomeçar seu dia. [6]
Agora você está pronto para começar o seu dia

9º Dia: Agora é mais fácil

Para refletir “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.” salmos 23.2
Você já passou por uma semana inteira, conseguiu e aprendeu como utilizar seu controle semanal, como dividir suas porções e seu estômago já está se acostumando com uma quantidade menor de alimentos, porém mais nutritiva. Esta semana vai ser mais fácil do que a semana passada, você já disse o primeiro não, o segundo e o terceiro.
Agora já está mais fácil, então pense em coisas positivas para lhe auxiliar nesta caminhada.
Cada vitória conquistada tem sabor de liberdade dos vícios  que destruíam seu dia a dia, liberdade de uma pessoa que não conseguia vencer para uma que nunca desiste de lutar.
 “A imaginação sonha, as metas dirigem, o entusiasmo impulsiona e a perseverança produz.”[7]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Se, porém,  alguma coisa é necessária para extinguir a sede, água pura, tomada pouco tempo antes ou depois da refeição, é tudo quanto a natureza requer. [8]
Agora você está pronto para começar o seu dia.



10º Dia: Continue perseverante

Para refletir “Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” salmos 23.3
Existem batalhas para serem vencidas e a cada dia você alcança uma vitória, pense em que batalha você vai ter de vencer hoje, estabeleça metas para conseguir seu objetivo. Não conheço sua rotina, mas posso supor, se caso for pai ou mãe, a mesma começa logo cedo em arrumar o desjejum para os filhos, organizar o material da escola, levá-los até a escola e ainda chegar a tempo para o trabalho, ou se for um empresário nos inúmeros telefonemas que devem ser dados, ou ainda o trânsito que vai enfrentar para chegar até seu destino final, porém algo eu que posso afirmar, todos nós temos batalhas a serem vencidas. Por mais diferente que seja o seu dia, você deve continuar firme em seu propósito, hoje não é o dia de desistir, olhe-se no espelho e veja a pessoa vitoriosa que existe dentro de você e agarre-se nela.  Eu acredito em você.  Sua força de vontade é a maior arma a seu favor.
 “Quando as coisas ficam difíceis, não há escolha senão respirar fundo, seguir em frente e fazer o melhor que pode.”[9]  
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes das bênçãos do céu. Seu uso devido promove a saúde.[10]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


11º Dia: Lembre-se a Importância da Água

Para refletir “Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo...” salmos 23.4
Já esclarecemos sobre os benefícios da água, e deixamos claro que sem ela  nosso objetivo fracassa. Água limpa o nosso corpo, tira as toxinas e nos ajuda fortemente alcançar o peso desejado. A água é um forte remédio da natureza e ela nos dá mais vigor e energia em nosso dia a dia. É muito importante entendermos o valor deste remédio para que o programa venha ser um sucesso. Você logo vai perceber que ao tomar água seu corpo vai ficar mais hidratado, sua pele mais bonita e até seu humor vai melhorar. Quando ingerimos água durante o dia percebemos que diminuímos vários outros líquidos que por muitas vezes não nos fazem bem como o refrigerante e mesmo durante as refeições não sentiremos tanta necessidade de tomarmos nada, auxiliando assim nossa dieta alimentar saudável. Então no dia de hoje beba sua água e aproveite os benefícios que lhe trarão.
 “A perseverança é o hábito de permanecer lutando até alcançar aquilo que se deseja.”[11]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
 A água bebida abundantemente ela ajuda a suprir as necessidades do organismo e a natureza em resistir a doença.[12]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

12º dia: Caminhada

Para refletir “...Unges-me cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” salmos 23.5
Hoje vou lembrá-lo(a) da importância da caminhada, a qual é essencial para o programa e para alcançarmos nosso objetivo, então não pule esta etapa, contamos com você. Você já estudou como o exercício físico protege seu organismo de doenças que queiram afetá-lo, mas para isto necessita caminhar todos os dias, se hoje acordou sem vontade de realizar esta etapa do programa, siga as seguintes instruções:
Faça sua meditação;
Tome um gostoso banho para despertar;
Beba água;
E prepare-se para uma deliciosa caminhada.
 “Com muito mais frequência do que se possa imaginar, a própria persistência é que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.”[13]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Eu devo...estimulara a alegria e proporcionar-me-á os benefícios  do exercício apropriado...Devo banhar-me com frequência e beber abundante água pura, leve.[14]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

13º Dia:  Ficou difícil

Para refletir “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida...” salmos 23.6
Se hoje o dia começou difícil não desanime, na vida tudo que buscamos leva tempo e determinação, nossos dias são cheios de altos e baixos, continue mesmo se está difícil o dia de hoje, porque ao acordar amanhã você vai perceber que venceu mais um dia. Todos nascemos para sermos vencedores e são nossas pequenas conquistas que deixam nossa auto-estima melhor, lembre-se disto. É normal chegar nesta fase e sentir uma sensação de dificuldade, pode ter certeza que não é só com você que acontece isto. Já estamos caminhando juntos durante 13 dias e nosso programa tem seus momentos mais fáceis e seus momentos mais difíceis, mas para o amanhã dar certo e conseguir finalizar estas 8 semanas que vamos passar juntos você precisa passar por este dia. Sugestões para este dia: - Leia um bom livro; - Compartilhe este programa com um amigo. Logo perceberá que o dia já esta finalizando e mais uma batalha foi conquistada.
 “Charles Chaplin disse: A persistência é o caminho do êxito.”[15]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Água, eis o melhor líquido possível para limpar os tecidos.[16]
Agora você está pronto para começar o seu dia


14º Dia: Continue Firme

Para refletir “...e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.” salmos 23.6
Durante este período que vamos ficar juntos iremos relatar muitas vezes sobre a persistência, pois só assim é que vencemos a cada dia. Aproveite o dia de hoje se olhe no espelho e veja como você é bonito(a), como está te fazendo bem estás pequenas mudanças. Estamos terminando mais uma semana e você se manteve firme esses dias, se por acaso não conseguiu todos os dias não se preocupe as lutas são diárias simplesmente recomece onde você parou, sim você pode e deve dar sequência ao seu programa, afinal não estamos em um regime e sim em uma mudança no estilo de vida, estamos buscando diariamente qualidade de vida. Prepare-se  neste dia, porque a partir de amanhã iremos conhecer um novo remédio e continuaremos a usufruir os benefícios que Deus nos deixou.
 “Quando falhamos numa tentativa, nem por isso devemos abandonar a nossa obra.”[17]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A água pode ser empregada de muitas maneiras...nunca farão qualquer dano antes serão benéficas.[18]
Agora você está pronto para começar o seu dia.



Terceira Semana Terceiro Remédio
Estamos iniciando nossa terceira semana e ainda trabalhamos com nosso domínio próprio e cada dia é uma vitória, lembre-se o progresso é gradual, nesta semana estudaremos a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, é fundamental para nossa transformação.
A alimentação saudável é quando nos alimentamos bem com fontes de nutrientes necessárias para o nosso organismo, no caso dos adultos manterem um peso ideal e principalmente diminuírem as doenças devido ao um fraco sistema imunológico. Já as crianças se desenvolverem intelectual, física  e espiritualmente, afinal corpo são, mente sã.
As dietas são conhecidas por alcançar um peso ideal, um objetivo específico. A alimentação saudável que nos referimos é alcançar o peso desejado como consequência, pois a alimentação equilibrada esta envolvida com estilo de vida; quando temos um estilo de vida saudável, teremos uma alimentação também saudável.
            Não devemos restringir do nosso cardápio diário alguns alimentos só porque estamos de regime, ou seja, se estes alimentos não me fazem bem, por que vou colocá-los novamente em meu dia a dia?
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada.
Variar os tipos de cereais, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.
Lembre-se, nosso café da manhã deve ser mais reforçado, esta deve ser nossa principal refeição.
Nosso almoço deve conter alimento variado para uma boa nutrição, porém sem excesso, para o dia não ficar cansativo.
O nosso jantar deve ser leve, proporcionando assim um bom descanso.
Precisamos ficar atentos em nosso cardápio, no que colocamos em nosso prato diariamente. Esse remédio é fundamental para o equilíbrio de todos os outros, pois quando estamos com nosso estômago cheio de alimentos que nos fazem ficar agitados acabamos por bloquear nossa mente para outras atividades e outros remédios que estamos colocando em prática e já aprendemos.
Por exemplo:
            Se como muito doce e fico com sono, cansada, outras vezes de mau humor, ou dores abdominais com que prazer vou caminhar, provavelmente não vou querer nem sair de casa, ficar deitado no sofá, esqueço que devo tomar 8 copos de água e meu programa de um estilo de vida diferenciado vai ficar comprometido.
A boa alimentação é muito importante para ter sucesso no decorrer das semanas que faltam para finalizarmos o programa, aproveite este momento e reavalie seu cardápio, ele esta dentro da proposta inicial, confira se está preenchendo cada porção corretamente; lembre-se, você é seu maior incentivador. Venha a se cuidar e seja firme nos seus propósitos.
A intemperança no comer é muitas vezes a causa da doença, e o que a natureza precisa mais é ser aliviada da devida carga que lhe foi imposta. Ciência do Bom Viver. Pág. 235





[1] Miguel de Unamuno
[2] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 52
[3] Griesbach, Gilberto. - A Odisséia do Viver, pág. 120
[4] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde,pág.53
[5] De Iacocca, Lee. - Iacocca. Uma autobiografia, pág.61
[6] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág 420
[7] De Douglas, Mack R. - Como fazer do sucesso um hábito, pág. 120
[8] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág 420
[9] Weeler, Bern. - A Primeira e Única Lei do Sucesso, pág. 17
[10] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág. 419
[11] Román. J. R. - As forças da motivação, pág. 28
[12] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág. 419
[13] Donald J. e Schwartz, Tony. - Trump - A arte da negociação, pág. 73
[14] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág. 419
[15] Swindoll,Charle R. - Três Passos Para Frente, Dois Para Trás, pág. 181
[16] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág. 420
[17] Spurdeon, C. H. - O Conquistador de Almas, pág. 108
[18] White, Ellen G. - Conselho Sobre Regime Alimentar, pág. 419




Terceira Semana Terceiro Remédio
Estamos iniciando nossa terceira semana e ainda trabalhamos com nosso domínio próprio e cada dia é uma vitória, lembre-se o progresso é gradual, nesta semana estudaremos a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, é fundamental para nossa transformação.
A alimentação saudável é quando nos alimentamos bem com fontes de nutrientes necessárias para o nosso organismo, no caso dos adultos manterem um peso ideal e principalmente diminuírem as doenças devido ao um fraco sistema imunológico. Já as crianças se desenvolverem intelectual, física  e espiritualmente, afinal corpo são, mente sã.
As dietas são conhecidas por alcançar um peso ideal, um objetivo específico. A alimentação saudável que nos referimos é alcançar o peso desejado como consequência, pois a alimentação equilibrada esta envolvida com estilo de vida; quando temos um estilo de vida saudável, teremos uma alimentação também saudável.
            Não devemos restringir do nosso cardápio diário alguns alimentos só porque estamos de regime, ou seja, se estes alimentos não me fazem bem, por que vou colocá-los novamente em meu dia a dia?
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada.
Variar os tipos de cereais, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.
Lembre-se, nosso café da manhã deve ser mais reforçado, esta deve ser nossa principal refeição.
Nosso almoço deve conter alimento variado para uma boa nutrição, porém sem excesso, para o dia não ficar cansativo.
O nosso jantar deve ser leve, proporcionando assim um bom descanso.
Precisamos ficar atentos em nosso cardápio, no que colocamos em nosso prato diariamente. Esse remédio é fundamental para o equilíbrio de todos os outros, pois quando estamos com nosso estômago cheio de alimentos que nos fazem ficar agitados acabamos por bloquear nossa mente para outras atividades e outros remédios que estamos colocando em prática e já aprendemos.
Por exemplo:
            Se como muito doce e fico com sono, cansada, outras vezes de mau humor, ou dores abdominais com que prazer vou caminhar, provavelmente não vou querer nem sair de casa, ficar deitado no sofá, esqueço que devo tomar 8 copos de água e meu programa de um estilo de vida diferenciado vai ficar comprometido.
A boa alimentação é muito importante para ter sucesso no decorrer das semanas que faltam para finalizarmos o programa, aproveite este momento e reavalie seu cardápio, ele esta dentro da proposta inicial, confira se está preenchendo cada porção corretamente; lembre-se, você é seu maior incentivador. Venha a se cuidar e seja firme nos seus propósitos.
A intemperança no comer é muitas vezes a causa da doença, e o que a natureza precisa mais é ser aliviada da devida carga que lhe foi imposta. Ciência do Bom Viver. Pág. 235




Incentivos

3ª semana:

Estamos na 3ª semana e iremos começar mais um desafio, como você se sente conhecendo melhor remédios de Deus? Essas semanas serão muito especiais, então prepare-se para começar mais uma.
Esta semana continuaremos estudando e controlando nossas atitudes. Domínio próprio é a prioridade, lembre-se você controla o seu corpo e não o seu corpo lhe controla .
Estamos entrando na 3ª semana parabéns por sua vitória, agora os desafios aumentarão, mas você já esta preparado para os mesmos.
Lembre-se:
De bem com a balança não é imaginação e sim decisão.
Leia as orientações a baixo:
Agora são 8 copos de água no mínimo
Comece a caminhar durante 40 min.
Retire todo os tipos de queijos, margarina, manteiga requeijão e maionese.  Siga a tabela de alimentos.
Hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


 15º Dia: Desafio

Para refletir “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade e confio no Senhor, sem vacilar.” salmos 26.1
Estamos iniciando uma nova semana e agora está na hora de você colocar um novo desafio em sua vida, escolha algo que você sempre quis fazer e realize, afinal este é um novo período em sua vida,  faça novas conquistas independentes do tamanho dela, tenha a certeza  de que você é brilhante.
Nos próximos 5 minutos reflita sobre seus desejos, quais as realizações que você gostaria de ter completado, mas ficou no meio do caminho.
Seu estado emocional deve estar mais tranqüilo, a busca por este desafio não necessita ser realizada hoje, mas durante esta semana.
 “A disciplina é  a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade .”[i]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
 A sobriedade na alimentação é recompensada com vigor mental e moral; é também eficaz no domínio das paixões.[ii]
Agora você está pronto para começar o seu dia



16º Dia: Eu vou conseguir

Para refletir “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.” salmos 26.2
Bom Dia…
Mesmo se você ainda não escolheu o seu desafio, tudo bem, não desanime, afinal você já cumpriu todos os requisitos até aqui, tenho certeza que logo irá cumprir este também.
Hoje você deve ter em mente a seguinte frase, “Se até agora eu consegui, hoje eu vou conseguir também.” Afinal você está determinada(o) e isso é o mais importante. Esta semana estamos trabalhando com o seu domínio próprio é muito importante ter controle sobre suas decisões
Como diz Jack Forf “Ou disciplina ou decadência.”[iii]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Eis uma sugestão para todos quantos têm trabalho sedentário ou especialmente mental; experimentem-no os que tiverem suficiente força moral e domínio próprio: Comei em cada refeição apenas duas ou três espécies de alimento simples, não ingerindo mais do que o necessário para satisfazer a fome. Fazei exercício ativo todos os dias, e vede se não experimentais benefício. [iv]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


17º Dia:  Agora já consigo me controlar

Para refletir “Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade.” salmos 26.3
Agora você se encontra em um momento diferente de seu estilo de vida, você já consegue se controlar, já sabe o que lhe faz bem, já sabe as quantidades de porções que deve colocar em cada refeição, o controle está em suas mãos, agora já não esta tão difícil dizer não, pois você aprendeu a perseverar, hoje é um novo dia e tenha em mente: mais uma conquista.
Olhe ao seu redor e agradeça as oportunidades que aparecerão no decorrer do dia e os desafios também, pois estes é que nos fazem superar diariamente nossas expectativas. Você alcança muito mais do que imagina.
 “Nunca melhora seu estado quem muda só de lugar, mas não de vida e de hábito.”[v]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Para termos boa saúde, é necessário que tenhamos bom sangue; pois este é a corrente da vida. Ele repara os desgastes e nutre o corpo. Quando provido dos devidos elementos de alimentação e purificado e vitalizado pelo contato com o ar puro, leva a cada parte do organismo vida e vigor. Quanto mais perfeita a circulação, tanto melhor se realizará esse trabalho. [vi]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


18º  Dia: Ansiedade está diminuindo

Para refletir “Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo.”  Salmos 26:4
Você percebeu como a ansiedade diminui com o passar do tempo, pois você aprendeu a lidar  com ela de diferentes modos, agora já estamos falando de conquistas realizadas, concretas. A ansiedade pode até fazer parte de sua vida, mas você a domina e não vice-versa, ter controle sobre nossas emoções é um ponto essencial para controlarmos nossa vida.
Quando percebemos o que realmente altera nosso comportamento estamos um passo à frente, você já percebeu não só um ponto que venha alterar seu comportamento, mas vários, hoje está muitos passos à frente do que ha 2 semanas atrás, acredite, pois esta realização é concreta em sua vida.
 “A porta da mudança só se abre pelo lado de dentro.”[vii]   Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
 É pecado comer apenas para satisfazer o apetite, mas não se deve ser indiferente quanto à qualidade da alimentação, ou à maneira de a preparar. Se a refeição que comemos não é saborosa, o organismo não recebe tanta nutrição. O alimento deve ser cuidadosamente escolhido e preparado com inteligência e habilidade.[viii]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


19º Dia:  Compartilhe

Para refletir “Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento” Salmos 26:5
Você deve ter percebido que as pessoas estão comentando como você está diferente, querem saber o motivador desta mudança, agora chegou o momento de você compartilhar, pois quando compartilhamos nos fortalecemos. Ao ajudar o próximo acabo me ajudando, pois fazer o bem sempre lhe traz respostas positivas, se você sabe de alguém que precise de um incentivo, convide a vir  participar com você deste programa, compartilhe as suas conquista.
Quando encontramos amigos que têm o mesmo objetivo nos fortalecemos, experimente esta sensação, convide alguém para lhe fazer companhia nesta jornada e usufrua deste momento.
E lembre- se,   devo controlar meu apetite impulsivo.
 “Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.”[ix]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Estudai da causa para o efeito. Cultivai o domínio de vós mesmos. Mantende o apetite sob o domínio da razão. Nunca abuseis do estômago, comendo excessivamente, mas não vos priveis da comida saudável e saborosa que a saúde exige. [x]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


20º Dia: Controle Semanal

Para refletir “Lavo as mão na inocência e, assim, andarei, Senhor, ao redor do teu altar ” Salmos 26:6
Você já esta na 3ª semana de conquistas, nossa tendência é achar que já estamos fortes suficientes para continuarmos sozinhos, mas a força do incentivo é um fator determinante para dar certo este novo estilo de vida, falta um pouco apenas para nossa trajetória chegar ao fim, ou ao início de um novo começo de vida, você esta de parabéns, mas lembre-se você precisa continuar o programa até o final, caso contrário o seu sucesso vai ser temporário, este não é nosso objetivo e sim uma mudança no seu estilo de vida.
Agora dê uma olhadinha no seu controle semanal e avalie como está se saindo.
 “Somos basicamente lentos na mudança, porque rejeitamos o que é novo.”[xi]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Hábitos errôneos de alimentação e o uso de comidas nocivas, são em grande parte responsáveis pela intemperança, o crime e a ruína que infelicitam o mundo.[xii]
Agora você está pronto para começar o seu dia.



21 Dia: Concluindo a semana

Para refletir “Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste” Salmos 26:8
Hoje seu dia deve ser relax, mesmo com as atividades você deve se controlar para estar relaxada, não significa que você não irá realizar suas atividades, mas vai ser um dia tranquilo, ou, pelo menos, terá  momentos tranquilos.
Levante, tome sua água, respire, se quiser cante uma canção conhecida que lhe desperte uma sensação de paz, estamos terminando uma semana e para finalizarmos com sucesso precisamos entender que muitos alvos foram alcançados, parabéns por mais uma semana cumprida. Lembre-se, você é seu maior motivador, acredite e realize.
 “Quem não muda com o tempo é punido pela vida.”[xiii]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
 Diariamente maltratados, não podem os órgãos digestivos realizar bem a sua obra. É fabricada uma qualidade inferior de sangue, e assim, por meio da alimentação imprópria, todo o maquinismo se descontrola. Daí ao estômago menos trabalho. Ele se recuperará se se demonstrar cuidado apropriado quanto à qualidade e à quantidade de alimento ingerido.[xiv]
Agora você está pronto para começar o seu dia



Quarta Semana Quarto Remédio
A luz solar é um dos remédios da natureza,o qual,  muitas vezes, não damos o devido valor. É necessário entender que cada remédio tem que ser acrescentado no cotidiano, por este motivo estudaremos um pouquinho sobre os benefícios da luz solar.
Já é conhecido que o sol produz vitamina D, que por muitas vezes está em baixa e nem estamos cientes disto. Esta substância auxilia na prevenção de vários tipos de câncer e doenças cardíacas, além de impulsionar o sistema imunológico.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Noruega e dos Estados Unidos observaram a síntese de vitamina D em pessoas que vivem em latitudes diferentes - mais ao norte e próximas à linha do Equador.
As pessoas que vivem na região do Equador, como na Austrália, produzem 3,4 vezes mais vitamina D em resposta à exposição ao sol do que quem vive na Grã-Bretanha e 4,8 vezes mais do que os escandinavos. Os pesquisadores observaram que a incidência de outros tipos de câncer, como de pulmão, mama e próstata, aumentava no sentido norte-sul.
Porém ao verificar as taxas de sobrevivência, os pesquisadores descobriram que as pessoas que ficam mais expostas ao sol apresentam prognóstico melhor, o que sugere que pessoas com mais tempo de exposição ao sol têm mais chances de sobreviver a vários tipos de câncer. - Proceedings of the National Academy of Sciences, 07/01/2008
É lógico que quando se fala em tempo exposto ao sol refere-se aos horários corretos, o qual nós vamos trabalhar que seja até 09:30 e após as 16:00, pois há várias pessoas com pele muito sensível.
Devemos ficar atentos para que o herói não se torne vilão, com exposição exagerada e no horários incorretos. Lembre-se o sol pode causar envelhecimento da pele, como deformidades e rugas, além de oferecer riscos maiores, como câncer de pele por exemplo, se abusarmos deste remédio. Devemos ter equilíbrio e sabedoria.
Caso você não tenha tempo, realize pequenas tarefas diárias que já lhe beneficiarão muito,  como ler o Jornal sentado ao sol. 
Dicas importantes:
Para proteger a pele você deve em primeiro lugar, respeitar os horários onde o sol está mais forte. Olhe para sua sombra. Quando ela estiver mais curta que sua estatura, isso significa que o Sol está sobre a sua cabeça, muito forte.
Banho de sol
Comece por expor ao sol primeiramente as pernas, depois as coxas, depois o tronco até a cintura e finalmente o corpo todo (com exceção da cabeça).

 Para pessoas fracas ou desacostumadas ao sol, é aconselhável permanecer no sol, nas primeiras vezes, somente 5 a 10 minutos de cada lado, o sol estimula o bom humor, evita depressão e suicídios. Ele ajuda na liberação de serotonina, substância que nos dá uma sensação de bem-estar.
A natureza é o médico de Deus. O ar puro, a radiosa luz solar, as flores e árvores, os pomares e vinhas e o exercício ao ar livre nessa atmosfera são salutares e vivificantes. Ciência do Bom Viver, pág. 264.




Incentivos

4ª semana:

Você já aprendeu 4 dos 8  remédios da natureza, vamos começar a praticá-los.
Esta semana é mais uma semana de perseverança, até este momento  você já venceu, porém o desafio continua, não desanime, até aqui o Senhor lhe deu forças. Mas agora vamos dedicar um tempinho para uma gostosa caminhada, aproveite este momento para relaxar, deixe de lado todo o estresse, este é o seu momento.
Lembre:
De bem com a balança não é imaginação e sim decisão.
Leia as orientações a baixo:
Vamos começar tomando muita água, pois sem ela você não conseguirá emagrecer. No mínimo 8 copos. Agora você já caminha 1 hora.
Continue fazendo o possível para não ingerir queijos, margarina, manteiga, requeijão e maionese.  Siga a tabela de alimentos.
LEMBRE-SE: Hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


22º DIa: Alcançando o objetivo

Para refletir “O Senhor é a minha luz e minha salvação; de quem terei medo? ” Salmos 27:1
Você deve continuar firme, agora já está vencendo e cada dia esta mais fácil. Lembre-se você está no controle.
Todos nós fazemos decisões diárias desde que  roupa vestir, o que irei comer até como irei voltar para casa do trabalho. Decisão faz parte da vida de qualquer pessoa, mesmo se sua decisão seja não decidir nada. Bem nós já aprendemos isto no 1º dia de programa.
Este momento é muito importante, pois você já sabe como funciona todo o programa e você concordou e continuou com ele, parabéns.
Tome água e caminhe neste dia.
 “Quem espera perder para pensar em mudança dificilmente terá uma segunda chance.”[1]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A dúvida e o desânimo produzidos por sua indiferença neutralizarão muitas vezes o bom efeito dos remédios por ele prescrito.[2]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


23º Dia: Domínio

Para refletir “Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem” Salmos 27:2
Agora você precisa ter domínio  para conseguir se controlar e não se preocupe se  porventura em algum momento você deslizou. Neste momento estamos trabalhando com seu domínio próprio ou alto controle, pois sabe o que é melhor e você tem força de vontade este é o ponto principal. Esta semana é significativa em nossa jornada, pois é a semana do conhecer o desconhecido. Na realidade desde a 1ª semana você já está  conhecendo vários remédios e seus benefícios, porém a 4ª semana é quando se tem as recaídas, fique atento em suas decisões desta semana fortalecendo-se diariamente, em sua mente deve conter a seguinte respostas quando vier a vontade de desanimar ou abandonar: Eu  sou dono do meu corpo e de meus desejos.
 “A mudança nos desinstala nos tira da nossa zona de conforto e nos força a fazer coisas de modo diferente, o que é difícil.”[3]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A natureza é o médico de Deus. O ar puro, a radiosa luz solar, as flores e árvores, os pomares e vinhas e o exercício ao ar livre nessa atmosfera são salutares e vivificantes.[4]
Agora você está pronto para começar o seu dia

24º dia: Aproveite o banho de sol

Para refletir “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemoriza o meu coração ” Salmos 27:3
O nosso desconhecido da semana já foi apresentado, é nossa amiga Luz Solar. Você deve estar se perguntando por que desconhecido? Mas em algum momento você já utilizou os benefícios que este remédio pode trazer? Quando realizamos pequenos banhos de sol, a cada 5 minutos ficar sob o sol e a cada 2 minutos na sombra, estamos permitindo nosso corpo criar imunidade para várias doenças, estamos fortalecendo nosso sistema imunológico. Hoje sua tarefa é realiza um delicioso banho de sol, não vai ser difícil, pois pode ser realizado em qualquer lugar que tenha sol e sombra próximo em casa ou no trabalho até a passeio, são apenas 10 minutinhos do seu dia. Faça um compromisso de realizar durante esta semana este exercício. Lembre-se da sua saúde, quem cuida deve ser você.
 “Se você não mudar, posso apostar: alguém vai fazê-lo em seu lugar.”[5]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Os que têm de atender a pessoas idosas devem lembrar que estas, especialmente, precisam de quartos quentes, confortáveis. O vigor declina à medida que avança a idade, deixando menos vitalidade para resistir às influências insalubres; daí a maior necessidade dos velhos, quanto a abundância de luz solar e de ar renovado e puro[6]
Agora você está pronto para começar o seu dia

25º Dia: Meu corpo

Para refletir “Uma coisa eu peço ao Senhor, e a buscarei: Que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida”  Salmos 27:4
Hoje você vai analisar seu corpo, o progresso que você teve até o momento, se você está feliz com o resultado ou deveria ter sido melhor. Bem, se você não engordou saiba que você já é um vitorioso(a), pois foi firme em seus princípios, lembre-se já estamos no meio do programa de conhecer os 8 remédios completos da natureza e você faz parte deste desafio.
Olhe-se e veja como você está bem, quanta diferença, quanto progresso, lembre-se: Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “É fazer coisas diferentes ou fazer as mesmas coisas de forma diferente e melhor”[7]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
  A vida ao ar livre é boa para o corpo e a mente. É o remédio divino para a restauração da saúde. Ar puro, água potável, luz solar, as circunjacentes belezas da Natureza - são os Seus meios de restaurar o doente à saúde por processos naturais. Para o doente vale mais do que prata ou ouro estar à luz do Sol ou à sombra das árvores.[8]
Agora você está pronto para começar o seu dia.



26º Dia: Ansiedade

Para refletir “Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me” Salmos 27:7
A ansiedade é uma sensação que nos deixa agitados e muitas vezes irritados, agora você precisa tentar controlá-la da melhor forma. Caminhe, leia um bom livro, converse com amigos, mas acima de tudo ESQUEÇA a geladeira. Todos sofremos de ansiedade em algum momento, você não é o único por isso lembre-se, este momento vai passar e depende de você a perseverança.
É bom às vezes dizer não, pois nos faz refletir em cada atitude errada que acabamos tomando só para agradar os outros, seja um amigo, filho, esposo…Se algo lhe faz mal, não deve continuar a fazê-lo e nossa alimentação é fruto de hábitos incorretos, devemos  corrigi-los. Estou orgulhosa de você, parabéns.
 “Uma mudança comportamental de muita gente que começa com uma mudança na maneira de pensar de uma pessoa: você.”[9]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
 As coisas da Natureza são bênçãos de Deus, providas para comunicar saúde ao corpo, à mente e à alma. São elas dadas aos sãos, para conservá-los com boa saúde, e aos doentes para torná-los sãos.[10]
Agora você está pronto para começar o seu dia

27º Dia: Só falta 1 dia

Para refletir “Ao meu coração me ocorre: buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a tua presença ” Salmos 27:8
Hoje só falta um dia para novamente terminarmos mais uma semana, pode ter passado por momentos difíceis e sei que passou, mas se você está lendo a meditação deste dia significa que você se superou, pois mesmo que teve uma recaída, você venceu, decidiu continuar, esta é a atitude de um vencedor persistir, insistir e nunca desistir.
Agora só falta 1 dia, você vai vencer esta semana e contar para seus novos amigos como enfrentou cada obstáculo e vai ouvir experiências de pessoas que passaram o mesmo que você. Este momento é muito especial e o dia de hoje tem que ser relax para você estar bem para amanhã.  Estou orgulhosa de você, parabéns.
 “Qualquer um pode pilotar um barco, mas só um líder sabe traçar um percurso.”[11]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A vida ao ar livre é o único remédio de que muitos doentes necessitam. Sua influência é poderosa na cura das doenças causadas pela vida social, vida que debilita e destrói as energias físicas, mentais e espirituais.[12]
Agora você está pronto para começar o seu dia

28º Dia: Sensação Agradável

Para refletir “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” Salmos 27:14
Sua semana está quase no final, falta só este dia, hábitos saudáveis já estão fazendo parte de sua rotina, de suas escolhas  e eu fico muito feliz em poder participar com você desta nova etapa.
Cada vitória conquistada tem sabor de liberdade. Liberdade de vícios  que destruíam seu dia a dia, liberdade de uma pessoa que não conseguia vencer para uma que nunca desiste de lutar.
É bom saber que mais um amigo(a) está envolvido com o De Bem Com a Balança. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Se você quiser ser feliz...por uma hora, tire um cochilo...por um dia, vá pescar...por um ano, receba uma herança...pela vida toda, ajude alguém.”[13]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Mais pessoas morrem por falta de exercício do que por excesso de cansaço; muitos, mais por excesso de ociosidade, do que de atividade. Os que se acostumam a exercícios apropriados ao ar livre, têm, geralmente, uma circulação boa e vigorosa.[14]
Agora você está pronto para começar o seu dia


Quinta Semana Quinto Remédio

            O ar puro tem muito mais benefícios do que realmente levamos em consideração. Deus criou esta atmosfera para que possamos usufruir do melhor, mas será que estamos fazendo isto?
O ar puro é composto  de 78% nitrogênio, 21% de oxigênio e 0,5% de gás carbônico e gases nobres. Sabendo disto, então vamos aprender quais os benefícios para cada um de nós.
Quando respiramos, o nosso organismo conduz o oxigênio até os pulmões então  este encaminha o sangue que o distribui a todas as células e órgãos do corpo, revigorando, alimentando e desintoxicando.
Os radicais livres tão nocivos à saúde são os responsáveis por inúmeras doenças que podem ser evitadas através de uma boa oxigenação.
Percebemos que o homem pode ficar vários dias sem se alimentar, alguns dias sem tomar água, porém não consegue ficar sem respirar, pois sem o oxigênio nossas células morrem, ou seja, morremos.
Nosso organismo para ser saudável necessita de um bom ar, próximo a lugares arborizados. Perceba que em um campo ou próximo ao mar conseguimos respirar melhor do que em meio a cidade, pois ali  concentra-se uma grande porcentagem de poluentes. Os quais podem gerar doenças simples com uma dor de cabeça até um câncer.
Devemos observar como os recém nascido respiram, quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada
Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo
Experimente fazer exercícios respiratórios quando estiver com fome. Você vai se sentir bem e diminui a sensação de fome.
Uma boa respiração favorece todo o corpo:  pulmão, sangue,  coração, pele, etc., melhorando: Circulação sanguínea, memória, ajudando a desintoxicar e curar o corpo, acalma, relaxa e suaviza as dores do parto.
Lembre-se de sempre abrir a janelas de sua casa, se possível dia e noite, deixe o AR entrar. Cortinas, carpetes, tapetes são focos de pó e ácaros, deixando o ar poluído, prejudicando qualquer pessoa, mesmo que seja imperceptível. A pele é um segundo pulmão. Respira-se não só pelo pulmão, mas também pela pele, então um pulmão sobrecarregado irá refletir na pele que pode estar ressecada.
O ar fresco proporcionará muito maior beneficio âs pessoas enfermas do que medicamentos, é muito mais necessário a elas do que seu alimento. Elas passarão melhor e se recuperarão mais depressa... White, Ellen G.
Conselho Sobre Saúde, pág. 54




Incentivos

5ª semana:

Você começou a caminhar para o final do programa agora realmente só faltam algumas semanas para finalizarmos sua jornada, espero que você já tenha conseguido muitas vitórias.
Já conversamos anteriormente sobre tentar terminar sozinho ou até abandonar o programa, mas você precisa terminá-lo para conhecer profundamente todos os remédios, continue firme e vença a ansiedade que você começa a ter em relação a esta atitude.
É muito importante você se pesar para acompanhar  o rendimento do programa. Não se esqueça de medir a sua cintura com certeza ela está ficando cada vez mais elegante.
Lembre, nosso lema é:
De bem com a balança não é imaginação e sim decisão.
Leia as orientações a baixo:
Continue tomando muita água, no mínimo 8 copos. Agora você já caminha 1 hora. E faça o possível para não ingerir queijos, margarina, manteiga, requeijão, maionese.  Siga a tabela de alimentos.
LEMBRE-SE: Hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


29º Dia: Aproveite o dia

Para refletir “Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras e acode o meu gemido...” salmos 5:1
É importante você ter domínio próprio e permanecer firme até o final. Sua vida está mudando diariamente, você está aprendendo a se conhecer e está gostando disto, gostando desta pessoa que por muitas vezes ficou abandonada. Você merece esta atenção, este cuidado. Fique atento(a)  em seu dia, não deixe nada desanimá-lo(a), lembre-se, você já está na 5ª semana
Parabéns por sua atitude, permaneça firme em seus propósitos não desista, você está descobrindo a cada dia uma força de vontade  que provavelmente não conhecia porque se até aqui foi bom, com certeza agora será melhor. Olhe-se novamente no espelho e se parabenize, pois a cada dia suas vitórias são maiores. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “A disciplina é a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade.”[15]
 Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
O ar fresco proporcionará muito maior benefício ás pessoas enfermas do que medicamentos, e é muito mais necessário a elas do que seu alimento. Elas passarão melhor e se recuperarão mais depressa... [16]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

30º Dia: Objetivo à frente

Para refletir “Escuta, rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro...” salmos 5:2
Pense nos objetivos que você tem para este dia, concentre-se no dia de hoje. Anote suas atividades, tente viver um dia de cada vez.
Agora você precisa ter domínio  para conseguir se controlar e não se preocupe se  porventura em algum momento você deslizou. Neste instante estamos trabalhando com seu domínio próprio ou alto controle, pois você já sabe o que é melhor e tem força de vontade, este é o ponto principal.
Um passo de cada vez, este é o maior objetivo deste programa, assim quando chegar no final tornou-se a sua maneira de viver e não simplesmente um jeito fácil de perder peso.
Aproveite o máximo de seu dia. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Sem disciplina ninguém chega a uma posição de eminência; e se chegar não a mantém.”[17]
 Agora repita em voz alta:
Eu posso, Pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Os quartos que não são expostos à luz e ao ar, tornam-se abafados. As camas e seus objetos  acumulam umidade e a atmosfera desses quartos torna-se venenosa por não ter sido renovada pela luz e o ar...[18]
Agora você está pronto para começar o seu dia


31º Dia: Sensação Feliz

Para refletir “...De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando...” Salmos 5:3
Temos a tendência de atropelarmos os passos dados, precisamos subir a escada, mas ao invés disto pulamos degraus e acabamos tropeçando em nosso próprio passo. Lembre-se viva cada dia, tente resolver cada problema em seu determinado tempo sua ansiedade não vai resolver nada, apenas vai deixá-lo mais desanimado. Hoje sua tarefa é analisar novamente as conquistas feita em seu corpo, olhe-se no espelho e perceba o quão belo(a) você é. Agradeça a Deus pelas bênçãos que Ele te proporcionou e quando você estiver olhando-se  em frente ao seu espelho, feche seus olhos devagar, respire fundo durante 5 segundos, então abra os olhos e sorria, com toda a certeza seu dia será bem melhor. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Se você não pode dar ordens a você mesmo, terá que aceitar de qualquer outro.”[19]  Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
De modo especial, os dormitórios devem ser bem ventilados, e sua atmosfera torna-se saudável pela luz e o ar. As persianas devem ser mantidas suspensas por várias horas todos os dias,  as cortinas afastadas e os quartos completamente arejados. Coisa alguma deve permanecer, mesmo que seja por pouco tempo, que impeça a purificação da atmosfera.[20]
Agora você está pronto para começar o seu dia


32º Dia: auto controle

Para refletir “Pois tu não é Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal ” salmos 5:4
Ter domínio próprio é saber dizer não para tudo aquilo que lhe faz mal, é também saber controlar-se diante de uma festa na casa dos amigos. Não sei qual o problema que você encontra hoje, mas posso afirmar que agora você já é capaz de conseguir resolvê-lo.
Cada conquista é uma passo a mais em sua jornada  e agora você já está na fase do alto controle, por isso é importantíssimo continuar firme nesta caminhada. Ame-se a cada dia e muitas vezes ser firme, mesmo que seja com você, é um ato de amor.
Aproveite este momento e respire profundamente, começará um dia com tranquilidade. Estou orgulhosa de você, parabéns.
 “Disciplinar sem amor é crueldade, enquanto que amor sem disciplina é irresponsabilidade.”[21]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A fim de que possam manter-se sadios, devem os pulmões ter ar puro. Aqueles que não tiverem ar puro a circular-lhes pelo quarto à noite, em geral despertam cansados e febris e desconhecem a causa. [22]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


33º Dia: Tarefas a serem cumpridas

Para refletir “Os arrogantes não permanecerão a tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniqüidade ” Salmos 5:5
Como diz um velho ditado, para cada dia o seu mal. Bem, ontem você já venceu, vamos então nos concentrar no dia de hoje, esqueça a preocupação de amanhã, anote suas atividades que precisam ser cumpridas até o final deste dia, mas não se esqueça de acrescentar sua meditação, água e a caminhada, tenho certeza que você vai conseguir. Sua determinação é a chave para o sucesso deste programa.
Depois de suas anotações, delegue um tempo determinado para cada tarefa e tente realmente cumprir neste período, assim seu dia vai ser preenchido e vai ser mais fácil terminar sua semana com sucesso. Estou orgulhosa de você, parabéns.
 “A consciência é tão fiel em elogiar o que é certo como em condenar o que é errado.”[23]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda respiração de ar puro, que enche os pulmões de oxigênio, purifica o sangue...Uma boa respiração acalma os nervos, estimula o apetite e melhora a digestão, o que conduz a um sono tranquilo e restaurador.[24]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


34º Dia: Avaliação pessoal

Para refletir “Tu destróis os que proferem mentira; o Senhor abomina o sanguinário o e o fraudulento...” salmos 5:6
Amanhã é o dia de finalizarmos mais uma semana. Analise com cuidado como você se sentiu durante esta semana, quais foram os momentos altos e baixos, faça uma nova auto avaliação. A partir desta análise, reflita se suas atitudes lhe ajudaram ou não em seu progresso diário, se caso a resposta foi afirmativa continue firme, caso contrário que atitudes você pode melhorar para uma situação semelhante. Lembre-se, cada dia é um crescimento em sua vida.
Caso a sua semana não tenha sido de grandes vitórias, erga a cabeça e recomece, afinal vitorioso não é aquele que nunca errou, mas aquele que sempre persiste. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “O valor de um homem corresponde à determinação de manter-se fiel a sua consciência.” [25]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Ar, a preciosa dadiva do Céu, que todos podem ter, beneficiar-se com sua vigorante influência... dai-lhe as boas vindas, tende-lhe afeição e ele se revelara um precioso calmante dos nervos. O ar deve estar em constante circulação para manter-se puro.[26]
Agora você está pronto para começar o seu dia


35º Dia: Importância dos remédios

Para refletir “...Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.” Salmos 5:7
Estamos terminando mais uma semana com suas conquistas e metas a serem alcançadas. Agora você está caminhando firme. Há 35 dias e isto dignifica que você realmente entendeu o objetivo do programa, tenho certeza que nem todos os dias foram fáceis, mas está conseguindo. Amanhã começa uma nova semana e um novo estudo, um novo remédio. Cada remédio estudado é muito importante para o nosso bem-estar, aproveite cada dica dada, usufrua o máximo dos remédios de Deus, pois eles servem para prolongar seus dias com muita saúde e energia. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “A coragem não consiste na ausência do medo e ansiedade, mas na capacidade de prosseguir mesmo quando temeroso.”[27]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
O efeito do ar puro e fresco é fazer com que o sangue circule de maneira saudável através do organismo. Ele refresca o corpo e tende a comunicar-lhe força a saúde, ao mesmo tempo que sua influência é claramente sentida sobre a mente, comunicando uma espécie de calma e serenidade. Desperta o apetite, torna mais perfeita a digestão dos alimentos e conduz ao sono saudável e tranqüilo.[28]
 Agora você está pronto para começar o seu dia



Sexta Semana Sexto Remédio
Muitos de nós já ouvimos falar como o descanso é importante, mas devido a correria do dia a dia não conseguimos parar, funcionamos quase 24h. Até as máquinas necessitam de reparos, nosso corpo é uma máquina e o nosso reparo é um bom descanso, assim recarregamos a energia a qual gastamos ao longo da semana.
Neste remédio da natureza iremos abordar 2 itens o descanso noturno, aquele o qual já ouvimos tanto “nada como uma boa noite de sono” e o descanso semanal, aquele que realmente esquecemos os problemas da semana e nos dedicamos  ao cuidado pessoal e da família.
Bem do descanso noturno, ou seja, de uma boa noite de sono muitos já conhecem a necessidade fisiológica tão essencial para nossa sobrevivência quanto comer, beber e respirar. O ato de dormir sempre foi considerado pelo senso comum um santo remédio, esse ditado tem uma boa verdade, pois o sono tem sido ao longo dos anos estudado e comprovada a sua eficácia. Muitas doenças são prevenidas através deste merecido remédio.
O descanso físico e mental, estimulam a criatividade, ajudam na solução de problemas e fazem muito bem para a memória.
Estudos comprovam que as horas de sono também são imprescindíveis para que o cérebro desencadeie processos químicos que vão recompor ossos e tecidos, recuperar células, cicatrizar órgãos e a pele e liberar hormônios que vão regular, por exemplo, o crescimento e o controle de apetite.
Uma pesquisa feita por um grupo de neurologistas do Hospital das Clínicas[29] (HC) da Faculdade de Medicina da USP indicou que 60% das causas de insônia são atribuídas ao fato de realizarmos tarefas ou procedimentos que, em vez de ajudar, atrapalham ainda mais nosso descanso noturno, como o uso de estimulantes, o consumo de álcool e tranquilizantes, comer demais ou de menos na hora de deitar, assistir à TV no quarto, usar computador.
Esses procedimentos afetam gravemente nossa saúde, pois nos afastam de um ritmo normal, aquele que consideramos a hora correta de dormir à noite.
Já é comprovado que a tecnologia tem sido uma grande incentivadora para que as pessoas demorem mais a “desligar”. Vivemos hoje em uma sociedade que funciona 24 horas por dia, em uma eterna competição pelas poucas horas que sobram. É necessário entendermos que ganhamos muito mais dormindo as 8 horas necessárias, assim nosso corpo recupera a energia e produz muito mais durante o dia e ganhamos muito mais saúde.
Já o descanso semanal é essencial para o indivíduo, neste dia recuperamos não só as energias, mas também momentos importantes com a família. Nosso Deus deixou claro para descansarmos um dia na semana, o sétimos dia, pois em sua sabedoria sempre soube como necessitaríamos dele.
Estudos comprovam que a falta de tempo afasta os pais dos filhos, afasta o casal, afasta a família.
O tempo de que necessitamos não precisa ter quantidade, mas sim qualidade. Passamos a semana em correria envolvido com problemas do cotidiano e somos  engolidos por falta de tempo. Os benefícios de parar um dia na semana são maiores do que imaginamos. Muitos questionam que não podem parar, mas depois de uma depressão profunda, um estresse violento, ou um câncer vem dar valor a cada minuto perdido. O descanso semanal não é questão de luxo e sim de necessidade. Lembre-se vale mais horas de qualidade do que uma vida de sofrimento.
Alguns se tornam doentes por excesso de trabalho. Para esses, o descanso, a libertação do cuidado e um regime reduzido são essenciais à restauração da saúde. Ciência do Bom Viver, pág. 236.



Incentivos

6ª semana:

Esta semana vamos conversar um pouquinho sobra a importância do descanso e como este é fundamental para termos um bom rendimento em nosso dia a dia.
É preciso entender que não podemos pular ou passar por alto esta parte, se você vai colocar em prática os 8 remédios da natureza, é preciso respeitar cada um deles. Em nosso mundo globalizado onde as noticias e informações chegam muito rápido a tendência é seguirmos o seu ritmo, mas nosso corpo não entende desta forma, por isso sabiamente nosso Deus nos deu um dia de descanso, para nossa recuperação.
Amigo(a), lembre-se: Cada instrução foi feita especialmente pensando em você.
Leia cuidadosamente as  orientações abaixo:
Tome seus 8 copos de água
Caminhe 1 hora.
Continue fazendo o possível para não ingerir queijos, margarina, manteiga, requeijão e maionese.
Descanse muito bem.
LEMBRE-SE: Hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


36º Dia: Entrega

Para refletir “ Senhor, mão me repreenda na tua ira nem me castigue no teu furor.” salmos 6:1
Todos somos capazes de enfrentar nosso ponto fraco, eu não sei qual é o seu, mas acredito que você precisa de um auxílio para uma mudança no seu estilo de vida, peça a Deus força para ser firme neste dia, com certeza você irá saborear cada pedacinho de sua vitória.
Quanto mais decididos estamos, mais devemos entregar nosso caminho a Deus. Sua decisão foi mudar, assim começando o programa para ter mais qualidade de vida, lembre-se então que para tal objetivo necessita confiança em você e em Deus, afinal até aqui você já conseguiu e nossas experiências são diárias, a cada dia você está crescendo e se conhecendo. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez.” [30]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Alguns se tornam doentes por excesso de trabalho. Para esses, o descanso, a libertação do cuidado e um regime reduzido são essenciais à restauração da saúde. [31]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


37º Dia: Protagonista da vida

Para refletir “Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados.” salmos 6:2
O tempo pode ser nosso melhor amigo ou não. Você precisa entender que está dirigindo sua vida, que na correria do dia a dia, as decisões são suas e  mesmo se não vier a decidir da melhor forma, pelo menos você decidiu assim como começou o programa  se propôs de ir até o final de ver se vai dar certo.
Outro dia eu ouvia a seguinte frase: Lembre-se você é o protagonista de sua vida  não o coadjuvante, seja firme, se você não dirigir sua vida alguém o fará.
Realmente muitas vezes vivemos como se fôssemos o coadjuvante de nosso própria vida e não  como o principal, você é o principal ator de sua vida, medite nesta pergunta hoje: Estou sendo o protagonista  de minha vida? Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Não deixe que o progresso das coisas que você faz passe despercebido - ainda que só você perceba.” [32]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Os nervos fatigados necessitam repouso e sossego em lugar de  estimulantes e hiperatividade[33]
Agora você está pronto para começar o seu dia


38º Dia: Descanse e persista

Para refletir “Os arrogantes não permanecerão a tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade...” Salmos 5:5
Cada dia é uma luta a ser travada. Cada um de nós tem problemas pessoais que acabam nos desanimando e afetando outras partes de nossa vida. É muito importante ter consciência disto, pois senão, você poderá estar desistindo do programa por um momento difícil. Cada ser humano necessita diariamente de uma dose de motivação para se animar e seguir em frente.
Repita: Hoje eu vou continuar firme em meu objetivo, vou terminar o programa e mudar meu estilo de vida, pois sou forte e persistente. Respire fundo levante-se e acredite em você. Para adquirirmos um hábito precisamos repetir  a mesma ação durante 30 dias, parabéns você conseguir mais uma vitória, afinal estamos no 38º dia. Estou muito orgulhosa de você!
 “Você nunca encontrará tempo para nada. Se precisar de tempo, terá de criá-lo.”[34]
  Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
O estômago necessita de descanso para refazer as exaustas energias para outro trabalho. Mas em vez de lhe conceder qualquer período de sossego, pensais que ele precisa de mais comida, e amontoais outra carga sobre a natureza, negando-lhe o necessário descanso[35]
Agora você está pronto para começar o seu dia.



39º Dia: Encontrando soluções

Para refletir “Tu destróis os que proferem mentira;  o Senhor abomina o sanguinário e o fraudulento”. salmos 5:6
Diariamente encontro pessoas que me dizem que estão passando por momentos de muita ansiedade, que não tinham este problema e começaram a se sentir assim. Amigos posso lhe dizer que quebrar o programa, abrir a geladeira, devorar uma caixa de chocolate não vai melhorar sua situação. Analise quais fatores estão lhe deixando assim e peça auxílio a Deus para encontrar uma melhor solução para o seu problema.
Busque soluções, pois só é um problema se tem solução e  lembre-se, não deixe para depois o que pode fazer hoje. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Descanso não é ociosidade. Deitar-se às vezes na grama debaixo de uma árvore em um dia de verão, ouvindo o murmúrio da água ou vendo as nuvens passarem no céu, não é de forma alguma perda de tempo.” [36]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Os homens devem ter horas regulares de serviço, e ao terem trabalhado o tempo integral, não se lhes deve negar o seu período de descanso. [37]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


40º Dia: Trabalhando com seu tempo

Para refletir “Pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor”. Salmos 5:7
Se caso você estiver vivendo algum momento difícil, leia esta frase, acredito que vai lhe auxiliar na vida, “Jamais gaste mais de dez por cento do seu tempo com o problema, e consuma pelo menos noventa por cento do seu tempo com a solução.”
 Carnegie, Dorothy.- Cresça – Não Envelheça!, pág. 200
É muito bom ter pessoas como você, decidida a superar desafios, a conquistar um objetivo.  Estou orgulhosa de você, parabéns!
Não esqueça de caminhar e beber água.
 “O destino do amanhã, por mais sábio que você seja, não pode ser conhecido nem previsto. Não passe, portanto, o dia de hoje em vão, pois ele nunca mais voltará.”[38] 
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A doença nunca vem sem causa. O caminho é preparado, e a doença convidada, pela desconsideração para com as leis da saúde[39]
 Agora você está pronto para começar o seu dia.


41º Dia: Tranquilidade = Paz

Para refletir “Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho”.  Salmos 5:8
Você conseguiu descansar esta semana, pelo menos alguns minutos a mais do que nas outras, se sua resposta foi sim parabéns, porque estes minutos já lhe revigoraram a energia de cada dia, o descanso é necessário tanto para recuperarmos as forças, como para produzirmos melhor o que queremos realizar.
Aproveite o seu dia  e neste instante dê uma pausa, medite, respire fundo durante uns minutos então levante-se, tome um belo copo de água e volte a realizar sua tarefa, com certeza a diferença é nítida. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, pois, se você gostar do que fez hoje, pode repetir amanhã.” [40]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Alguns se tornam doentes por excesso de trabalho. Para esses, o descanso, a libertação do cuidado e um regime reduzido são essenciais à restauração da saúde.[41]
 Agora você está pronto para começar o seu dia.


42º Dia: mais uma Vitória

Para refletir “ Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência”. Salmos 5:12
Mais uma semana terminou e você já está usufruindo dos deliciosos remédios da natureza providos por Deus. Como passou a semana? Pense sobre sua resposta.
Se a sua semana foi muito proveitosa isto lhe renderá bons frutos, o principal é a sensação de trabalho cumprido, olhar para trás e perceber que conseguiu, mas se sua semana foi turbulenta, analise as causas  dessas, o que poderia ter sido diferente. Bem não dá para mudar o passado, mas podemos aproveitá-lo para construir o presente. Fico feliz que mais uma semana passamos juntos, estamos caminhando para o final, seja perseverante e tenha um bom dia.
Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Se aproveitares bem o dia de hoje, dependerás menos do amanhã.”[42]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Descanso, ausência de cuidados, luz, ar puro, água pura e dieta frugal, é tudo o que necessitam para sararem. [43]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

Sétima Semana Sétimo Remédio
Temperança, da autoria de Luca Giordano “A temperança (em latim: temperantia) é uma das virtudes ditas universais, uma das quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados”. Fonte wikipedia
Neste item vamos parar para filosofar um pouquinho. Já nos encontramos na 7ª semana aprendemos quase todos os remédios da natureza, colocamos em prática cada um deles entendemos que para ter uma qualidade de vida necessitamos de equilíbrio e principalmente domínio próprio.
Você está caminhando firme a cada semana, tenho certeza de que se seguiu corretamente o programa, está vivendo um momento impressionante em sua vida, percebendo que apenas colocando em prática aquilo que Deus pediu e de uma forma gratuita alcançou seu objetivo, uma mudança de vida. Esta mudança tem muitas vitórias e uma delas ou a maior delas é saber que você controla seu corpo e não o seu corpo lhe controla, aprendeu a ter domínio próprio, auto controle, a dizer não a várias coisas,  principalmente na alimentação que faziam parte do seu dia a dia, colocou outras coisas como prioridade como caminhar, beber água, fazer sua meditação e viver.
A temperança deveria fazer parte da vida de todos afinal temos que equilibrar vários momentos de nossa vida, todos temos altos e baixos, mas é como vamos lidar com eles que faz a diferença. Lide com seu momento difícil mostrando que você é uma nova pessoa que por mais turbulento que esteja este dia, você não vai abrir mão de seus princípios, os quais aprendeu durante essas 7 semanas.
Lembre-se, você tem limites, se respeite, não passe por cima do que aprendeu apenas para agradar os outros, se isto for lhe afetar, domine seus instintos de cair,  a cada dia somos vencedores.
Sua caminhada foi  através de perseverança, agora é a reta final, você já sabe quais as tarefas do seu cotidiano. Confie em Deus, peça força a cada dia e não desista.
Tenha sempre equilíbrio em suas decisões.
Exercícios importantes quando estamos esgotados de um dia cansativo.
 - Caminhe, a caminhada relaxa
 - Tome um banho morno para relaxar
 - Leia um bom livro
 - Mude o foco de sua preocupação se possível
- Converse com pessoas queridas
E converse com Deus, através de sua meditação. 
A verdadeira temperança nos ensina a abster-nos inteiramente do que é prejudicial, e usar judiciosamente apenas artigos de alimentação saudáveis e nutritivos . White, Ellen G. - Temperança, pág. 02


Incentivos

7ª semana:

Nesta semana nós estudamos um pouquinho sobre temperança, ou seja equilíbrio, nesta jornada de 8 semanas aprendemos muitos remédios e um desse é a temperança, não adianta começar a utilizar os 8 remédios de natureza e radicalizar, acreditar que tudo vai lhe fazer mal, ou nada lhe faz mal. Um dos dons mais preciosos do ser humano é a sabedoria, esta por sua vez trabalha com o equilíbrio. Durante esta semana nossos incentivos semanais irão enfatizar a necessidade de cuidarmos do nosso corpo para obtermos uma qualidade de vida, mas em primeiro lugar precisamos pedir a orientação de Deus, afinal são dEle os remédios.
Continue seguindo as orientações, afinal o seu corpo está mais preparado para uma semana de atividades.
Tome seus 8 copos de água
Caminhe 1 hora.
Continue fazendo o possível para não ingerir queijos, margarina, manteiga, requeijão, maionese.
Descanse muito bem
Seja temperante.
LEMBRE-SE: hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.


43º Dia: Temperança

Para refletir “No Senhor me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte? ” Salmos 11:1
Aproveite este momento para dar uma olhadinha em sua agenda, veja se ela não está lhe sobrecarregando demais com excesso de atividades, tome cuidado para não se sentir frustado(a) ao não conseguir completar todas as tarefas, porém se ao analisar sua agenda e perceber que está faltando atividades, também não é bom, afinal é necessário para o ser humano se sentir útil.
Trabalhe com o equilíbrio em todos os pontos possíveis de sua vida, desde a alimentação, exercício físico e principalmente inteligência emocional. Não deixe a tristeza fazer parte diariamente de sua vida. Lembre-se, a alegria vem do Senhor. Estou orgulhosa de você, parabéns!
Aproveite o seu dia.
 “A sabedoria desde então tem sido definida como habilidade de viver segundo o plano de Deus.” [44]
 Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Para preservar a saúde, é necessária a temperança em tudo. Temperança no trabalho, temperança no comer e no beber [45]
Agora você está pronto para começar o seu dia

44º Dia: Propósito

Para refletir “Porque eis aí os ímpios, armam o arco, dispõe a sua flecha na corda, para, às ocultas, dispararem contra os retos de coração”. salmos 11:2
Tudo em nossa vida necessita de um propósito, assim colocamos etapas para a conquista desses objetivos, essas etapas são definidas de uma forma bem simples: inicio, meio e fim. Você já está caminhando para o fim e como está os seus objetivos, conseguiu conquistá-los? É sempre bom pararmos para refletir sobre o que estamos querendo, qual o objetivo a ser seguido. Este momento está sendo reservado para isto, reflita em seus objetivos  e descubra o que lhe impulsionou para sua transformação.  Você não está apenas De Bem Com a Balança, mas está  De Bem Com a Vida, coloque alvos e tente alcançá-los diariamente, é melhor um pouco hoje, do que deixar tudo para amanhã e não realizar nada. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Sabedoria é a capacidade de usar inteligentemente o conhecimento.” [46] Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Os que se permitem tornar-se escravos de um apetite mórbido, vão muitas vezes ainda mais longe, e rebaixam-se pela condescendência com paixões corruptas, que foram provocadas pela  intemperança em comer e beber.[47]
Agora você está pronto para começar o seu dia


45º Dia: Perseverança

Para refletir “Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo? ”  Salmos 11:3
Durante estes dias falei muito sobre a importância da perseverança, em tudo na vida necessitamos ser fortes e motivados. Quantos cursos você já começou mas não finalizou? Quantas férias planejou em viajar, porém por algum motivo não concluiu? O fato de você estar lendo o incentivo deste dia significa que já alcançou muito mais do que imaginava, não posso passar adiante e não lhe dizer que cada dia que conseguiu seguir o programa é uma realização com  a qual  sonhou e concretizou, parabéns você realmente merece.
Você é capaz de alcançar muito mais, muitos sonhos que estão na gaveta. É importante ter consciência de que 95% de nossas conquistas acontecem através da perseverança.
Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “O segredo do sucesso na vida é o homem estar pronto quando chegar o seu momento.” [48]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Dão rédea solta a suas degradantes paixões, até que a saúde e o intelecto sofram grandemente. As faculdades de raciocínio são, em grande medida, destruídas pelos maus hábitos. [49]
Agora você está pronto para começar o seu dia

46º Dia: Relaxando um pouco

Para refletir “O Senhor esta no seu santo templo; nos céus tem o senhor seu trono;  os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos do homens ”. Salmos 11:4
Estamos no meio da semana em nosso programa, não sei qual a sua realidade neste momento, mas se possível levante-se e alongue  começando da cabeça até os pés, se o dia estiver ensolarado e for possível fique uns 5 minutos no sol, tome sua água bem devagar, desenhe em sua mente uma paisagem de tranquilidade e tende visualizá-la durante alguns minutos, então volte para a sua tarefa e finalize. Garanto que esses momentos em seu dia serão ótimos e contribuirão para um bom astral. Relaxe um pouco, pelo menos alguns minutos, você vai perceber que é necessário este momento de calmaria, sua vida vale mais do que um dia estressante. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “A escada do sucesso não tem os últimos degraus, já que está continuamente em construção.”[50]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Intemperança no comer e no beber, intemperança no trabalho, intemperança em quase todas as coisas. Aqueles que fazem grandes esforços para realizar determinada quantidade de trabalho em dado espaço de tempo, e continuam a trabalhar quando seu discernimento lhes diz que deveriam repousar, jamais lucrarão. [51]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

47º Dia: Decisão

Para refletir “ O Senhor põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina ”.  Salmos 11:5
Como está o seu desafio? Já realizou? Qual foi a sensação de fazer algo fora do seu cotidiano? É bom realizarmos tarefas fora do que fazemos diariamente, vou lhe propor algo que espero seja possível, tende comer alguma fruta a qual come pouco ou nunca comeu. Esta tarefa não necessita ser realizada hoje, mas até o final da semana. O objetivo é sentir uma emoção nova, aproveitar coisas boas da vida, fugir um pouquinho da rotina, este tipo de tarefa lhe dá energia para continuar a semana.
Trabalhe com sensações positivas, palavras positivas, pensamento positivo, são ações que nos ajudam a adquirir bons hábitos e ótimos resultados. Estou orgulhosa de você, parabéns!
Tome água.
Aproveite e respire bem devagar neste momento.
 “As pessoas bem sucedidas não são aquelas que têm menos problemas. São as que nada as impedirá de irem avante.” [52]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
É porventura a temperança praticada em tudo? São as reformas essenciais à saúde e à felicidade aí postas em prática? .[53]
Agora você está pronto para começar o seu dia

48º Dia: Uma boa leitura

Para refletir “Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice”. Salmos 11:6
Normalmente ficamos muito tempo em frente à televisão, hoje o convite vai ser para dedicar um tempinho a uma boa leitura. Você pode escolher um livro o qual já está esperando algum tempo para começar, mas nunca vê a oportunidade, afinal sua agenda sempre está cheia; ou até algo mais rápido como uma reportagem de uma revista interessante, que lhe chamou a atenção. Estamos trabalhando com o equilíbrio esta semana, é muito interessante dividirmos o nosso tempo de lazer para uma atividade diferente, com certeza é uma ótima tarefa. Um bom livro pode nos levar a lugares maravilhosos, trabalha com a nossa imaginação, criatividade e permite um grau de cultura diferenciado. Independente de qual seja sua formação uma leitura é algo sempre indispensável. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Já se disse que o tempo está do lado do administrador no momento em que este o organiza.”[54]  Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
A fim de preservar a saúde, é necessário temperança em todas as coisas - temperança no trabalho, temperança no comer e no beber.[55].
Agora você está pronto para começar o seu dia


49º Dia: Finalizando a semana

Para refletir “ Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face”.  Salmos 11:7
A temperança (em latim: temperantia) é uma das virtudes ditas universais, uma das quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados" Fonte wikipedia. Leia novamente e analise este texto, ele é bem interessante para entendermos o remédio que estudamos esta semana. A temperança é um dos remédios mais importantes, pois é através dela que adquirimos equilíbrio para utilizarmos todo o conhecimento adquirido, peça a Deus que se multiplique em sua vida. Estou orgulhosa de você, parabéns!
 “Aqueles que dizem que determinada coisa não pode ser feita devem ceder lugar para aqueles que estão fazendo”.[56]
 Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
É essencial a estrita temperança em comer e beber, tanto para a conservação da saúde, como para o vigoroso funcionamento de todo o organismo. Hábitos de estrita temperança aliados com o exercício muscular e mental, manterão vigor à mente e ao corpo.[57]
Agora você está pronto para começar o seu dia



Oitava Semana Oitavo Remédio
                  Uma necessidade intrínseca de todo ser humano, que em todas as épocas em diversas situações, não importando a idade, todos carecem da convicção de alguém que pode suprir as necessidades, as quais, por mais que nos esforcemos jamais conseguiremos suprir.
Estudos sociológicos mostram que jamais existiu um povo sem a consciência da divindade. Esta questão é fundamental para entender que motivações sem confiança em Deus terminam sempre em fracasso e que o “segredo do sucesso está na união do poder divino com o esforço humano.”
Esta é a última semana desta jornada de vitórias, conquistas, realizações e principalmente um novo estilo de vida, estando de Bem com a balança sim, mas não somente, como também de Bem Intelectual e espiritualmente.
Até aqui é chegar no topo, a verdadeira conquista, porque se tudo o que foi aprendido e desenvolvido for apenas mais uma atividade momentânea, então tudo isso vai passar e a velha vida vai voltar.
Mas é com confiança em Deus que tudo o que foi vivido nestas ultimas 8 semanas vai surtir seu real efeito, uma mudança permanente na imagem de uma pessoa de objetivos passageiros e efêmeros para a imagem de uma pessoa de conquistas eternas e permanentes.
O que foi alcançado neste período também é alcançado por muitas outras pessoas apenas para satisfazer o EU. E esta é uma grande diferença, mudar um estilo de vida não apenas satisfazer o ego, mas proporcionar um bem estar em 8 semanas evitando que faça parte de sua vida; solidão, brigas, tristeza, amargura...
Confiar em Deus é entregar de todo o coração as suas dúvidas, receios, medos para Ele e permitir uma mudança. Quando você começou este programa acreditava que apenas iria mudar o peso na balança, porém encontrou desafios diários, fez com que sua vida tornasse mais dinâmica, essas conquistas todas foram realizadas porque a cada dia antes de iniciar suas atividades você permitia que Deus operasse milagres.
Querido amigo(a), nossa jornada está chegando ao fim, até aqui eu estive presente em seu cotidiano, agora você já está pronto para continuar este estilo de vida sozinho, afinal já tem domínio próprio, sabe identificar a sua ansiedade e trabalhar com ela em momentos difíceis, sabe persistir no que deseja mesmo em meio as dificuldades, conhece e pratica os oito remédios da natureza, podemos afirmar que você se tornou uma nova pessoa.
Lembre-se, cada dia são novas decisões, mesmo se você encontrar dificuldades pela frente recomece, recomeçar não é sinônimo de derrota e sim de vitória, como afirma  “O sucesso vem depois de seu último fracasso” Singer, Robim. - As 7 lições das Pessoas que Vencem na Vida: Os vencedores Natos. pág. 231.
Você nasceu para vencer, já é um vencedor por terminar este programa. Como eu já disse, nossa jornada chegou ao fim, porém você não está sozinho: Entregue o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará.
Repita: Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte. Ciência do Bom Viver, pág. 241.


Incentivos

8ª semana:

Nossa última semana chegou, até aqui você percorreu um longo caminho cheio de mudanças e transformações, mas a pergunta que precisa ser respondida é: Como você se sente? Espero sinceramente que a resposta tenha sido muito bem.
Nessas últimas semanas você enraizou hábitos transformadores que se forem mantidos serão restauradores. Aprendeu a tomar água, muitos que eu encontro me confessam que realmente não passavam de 2 a 3 copos de água durante o dia e não percebiam, somente  quando começaram o programa é que se deram conta de que realmente precisavam beber mais água; começou a se exercitar, apesar de muitas vezes sabermos a importância do exercício não chegamos a praticá-lo; e retirou alguns alimentos nocivos, permitindo apenas para ocasiões especiais ou finais de semana; estudou sobre a luz solar e o ar puro, elementos que são fundamentais para evitar doenças tanto físicas como emocionais, sobre o descanso que por muitas vezes fica muito aquém, o equilíbrio em nossos afazeres, mas esta semana vamos dizer que estamos fechando com chave de ouro, a confiança em Deus.
Quando falo da confiança em Deus, devemos entregar, pedir e acreditar nEle, com toda a certeza não teríamos resultados tão prolongados, afinal é Ele que nos fortalece a cada dia, por isto vamos dedicar esta semana de incentivos a meditações diárias, pedindo que venha te ajudar a dar continuidade neste programa, não apenas com começo, meio e fim e sim como estilo de vida
Leia cuidadosamente as  orientações abaixo:
Tome seus 8 copos de água
Caminhe 1 hora.
Continue fazendo o possível para não ingerir queijos, margarina, manteiga, requeijão e  maionese.
LEMBRE-SE: hoje você deve se pesar e medir sua circunferência abdominal.
Descanse muito bem
Seja temperante.
Confie em Deus.


50º Dia: Confiança

Para refletir “Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.”.  Samos 16:1
Nesta última semana você deve se preparar para continuar com o programa, leia em sua oração diária um salmo, um pequeno texto que venha lhe motivar para começar o seu dia.
È importante que seu hábito de fazer sua meditação, tomar água e caminhar continue firme, então já desde o 1º dia desta semana peça a Deus força para continuar. Confie e acredite.
A confiança em Deus é algo que deve ser contínuo em sua vida, nunca esqueça de que a vida sem a proteção dEle é  vã, então entregue todos os seus receios e expectativas nas Suas mãos e simplesmente confie. Com certeza seu dia será bem melhor. Estou muito orgulhosa de você.
 “Jesus é o mais puro entre os poderosos e o mais poderoso entre os puros”. [58]
 Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Os que põem em Cristo a confiança não devem ficar escravizados por nenhuma tendência ou hábito hereditário, ou cultivado. Em lugar de ficar subjugados em servidão à natureza inferior, devem reger todo apetite e paixão. [59]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

51º Dia: Propósito

Para refletir “Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente”. Salmos 16:2
Mais uma vez vamos utilizar o título do incentivo diário como Propósito, afinal você não começou sem um objetivo, mas mesmo que tenha começado por incentivo de outra pessoa acabou gostando e realizando e seu propósito é ter qualidade de vida, não esqueça disto, pois quando enraizamos nossos princípios, eles  dificilmente serão alterados por qualquer motivo, como a canção nos traz seja forte e corajoso. Você tem  um propósito, então acredite e persista, no dia de hoje, pois eu realmente acredito em você, acredite você também. Estou muito orgulhosa de você!
 “Se você deseja que Cristo habite permanentemente em você, dê-lhe todas as chaves do seu coração; não deixe nenhum armário trancado; mostre-lhe a fechadura de cada cômodo e as trancas de cada aposento”.[60]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte.[61]
Agora você está pronto para começar o seu dia.

52º Dia: Entrega

Para refletir “O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice, tu és o arrimo da minha sorte”.  Salmos 16:5
Durante essas semanas estudamos muitos temas relacionados aos 8 remédios da natureza, mas um deles é especial, pois necessita de entrega.  Quando falo de confiança em Deus, realmente quero que você venha a confiar. Estudos já comprovam que se acreditarmos que existe um Deus, a probabilidade de entrarmos em uma depressão profunda diminui, você quer saber por quê? Simplesmente porque nada é feito em vão, ou seja, se você esta terminando de ler este livro, provavelmente estava necessitando dele. Hoje em sua oração fale com Deus e simplesmente diga eu quero me entregar, Ele vai entender é simples assim, Ele vai saber que você quer ter ou continuar com sua vida transformada. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”. Estou muito orgulhosa de você!
 “Quando Cristo está no controle de nossa vida, o Espírito santo está no poder”.[62]  Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
"O coração alegre serve de bom remédio." Prov. 17:22. Gratidão, regozijo, benignidade, confiança no amor e no cuidado de Deus - eis as maiores salvaguardas da saúde.[63]
Agora você está pronto para começar o seu dia.


53º Dia: Recomeço

Para refletir “Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina”.  Salmos 16:7
Estamos chegando ao fim de nossa jornada, faltam apenas 3 dias para completar toda a etapa que foi sugerida, como você está se sentindo? Posso-lhe dizer que existem 2 respostas para tal pergunta:
1- Sim, consegui e continuarei com esta mudança de vida, pois atingi a minha meta, meu objetivo.
2- Não, ainda faltam alguns quilos, mas vou recomeçar e atingir a meta estabelecida. Porque já percebo uma mudança e estou feliz e quero continuar.
Essa transformação deve permanecer em você, esses hábitos ficarão enraizados como princípios, então recomece, desta vez você já tem experiência. Com certeza já é um grande ponto positivo. Estou muito orgulhosa de você!
 “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”[64]
 Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Ânimo, fortaleza, mansidão, fé e inabalável confiança no poder de Deus para salvar são adquiridos mediante a experiência de anos. [65]
Agora você está pronto para começar o seu dia

54º Dia: Acredite em Deus

Para refletir “O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele `a minha direita, não serei abalado” Salmos 16:8
Como anda a sua confiança em Deus? Esta semana estamos dedicando um tempo para conversarmos com Deus e entregarmos nossas lutas, batalhas que muitas vezes desacreditamos, porém nosso Deus é um Deus que tudo pode, como diz a música “ Deus do impossível”. Coloque seus problemas nas mão do Senhor e peça ajuda a Ele, confie, entregue-se, permita que sua vida seja realmente transformada e usufrua deste remédio que transborda em graça e  Ele está apenas te esperando pedir para que possa vir a realizar.
Sei que é difícil entregarmos nosso problemas, pois queremos resolver imediatamente, mas muitas vezes é impossível, não tem solução. Qual o seu problema? E por qual motivo você não entrega nas mãos do Senhor? Vale a pena viver sozinho(a)? Deus quer estar com você, permita este encontro. Estou muito orgulhosa de você!
Aproveite este momento e tome água.
 “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos ”[66]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Aquele que tem confiança em Deus estará apto a dizer com Paulo: "Posso todas as coisas nAquele que me fortalece."[67]
Agora você está pronto para começar o seu dia


55º Dia: Aproveitando as dádivas I

Para refletir “Alegre-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.”  Salmos 16:9
Existiam dois homens, um deles sempre teve o que desejou casa, carro, viagens caras e muito dinheiro, porém um dia investiu tudo o que tinha em um capital de risco e no dia seguinte perdeu tudo. Mas antes de verificar sua conta um generoso Senhor foi e depositou em sua conta o mesmo valor que ele tinha antes, logo então este homem não percebeu que havia perdido tudo, porém permaneceu no mesmo investimento e veio novamente a perder tudo, assim  não aprendeu que tal investimento não era bom para os seus negócios. O segundo homem era uma pessoa mais simples que desejava comprar uma casa, um carro, fazer algumas viagens e guardar um pouco de dinheiro para o futuro, este também conheceu um generoso Senhor o qual lhe concedeu o mesmo valor que foi dado ao primeiro homem. Já este homem por sua vez conhecendo tal generosidade, fez bons investimentos e conseguiu dobrar o valor dado. Entendeu o valor que tinha nas mãos.  Reflita nesta pegunta no dia de hoje: Qual desse homens foi mais sábio?
 “ Não basta saber o que é correto; é preciso ser capaz de colocar este conhecimento em prática”. [68]
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.       
 Devemos ter menos confiança no que podemos por nós mesmos fazer e mais confiança no que o Senhor para nós. [69]
Agora você está pronto para começar o seu dia

56º Dia: Aproveitando as dádivas II

Para refletir “Tu me fará ver o caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” Salmos 16:11
Continuando a história:
Tenho certeza de que ao responder a pergunta de ontem você deve ter dito que o 2º homem foi mais sábio, pois não veio a perder tudo, mas a questão é:  Qual dos senhores generosos acertou em como entregar o presente?
Deus é como este Senhor generoso da 2ª história, Ele nos da tudo, porém nos avisa o que estamos ganhando para não corrermos o risco de perder, assim saber valorizar cada vitória, cada conquista.
Deus deseja que você venha a pedir para Ele o que precisa, contar os seus sonhos, Ele quer poder fazer parte de sua felicidade, pois Ele te ama.
Tenha sempre uma certeza eu estou orgulhosa de você e Deus sempre esteve.
Até a próxima, que Deus lhe abençoe.
 “Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira pela qual o senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado”[70]
Agora repita em voz alta:
Eu posso, pois meu Deus me fortalece a cada dia.
Quaisquer que tenham sido os erros ou insucessos do passado, podemos, com o auxílio de Deus, levantar-nos acima deles.[71]
Agora você está pronto para começar o seu dia




[1] Franco, Simon. - Criando o Próprio Futuro, pág. 22
[2] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 244
[3] HUnter, James C. - O monge e o Executivo, pág. 44.
[4] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 264
[5] Slater, Robert. - Liderança de Alto Impacto, pág. 87
[6] . White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág.  275
[7] Franco, Simon. - Criando o Próprio Futuro, pág. 73
[8] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 166
[9] Lobos, Júlio. - Qualidade Através das Pessoas, pág. 34.
[10] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 169
[11] Maxwell, John C. - 21 Minutos no Poder na Vida de Um Homem, pág. 69
[12] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 170
[13] Seligman, Martim E. P. - Felicidade Autêntica, pág. 99.
[14] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 173
[15] Ziglar, Zig. - O Que Aprendi no Caminho Para o Topo, pág. 113.
[16] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 55
[17] McDonald, Gordon. - Ponha Ordem no Seu Mundo , pág. 68.
[18] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 57
[19] Smith, Roy L. - O Seu Problema é Você Mesmo, pág. 37.
[20] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 57
[21] Estrada, M. Antonio, - Paternidade, Um compromisso Com o Futuro, pág. 57.
[22] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 58
[23] Sanders, J. Oswald. - Paulo, o Líder, pág. 125.
[24] White, Ellen G. - Ciência do Bom Viver, pág. 272
[25] Marks, S.R. - Ruptura da Mente, Prefácio.
[26] White, Ellen G. - Conselho Sobre Saúde, pág. 60
[27] Collins, Gary R. - Aconselhamento Cristão, pág. 59.
[28] White, Ellen G. - Conselho sobre Saúde, pág. 60
[29] http://vidasimples.abril.com.br/temas/conquiste-boa-noite-sono-568504.shtml
[30] Anônimo
[31] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 236
[32] Anônimo.
[33] . White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, 326
[34] Charles Buxton.
[35] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 158
[36] Sir. J. Lubbock.
[37] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 315
[38] Omar Khayyam.
[39] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 234
[40] James A. Michener.
[41] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 236
[42] Gonzáles, Mathias. - Como Fazer Pág.71.
[43] White, Ellen G  - Mensagens escolhida vol. II, pág. 458
[44] Jeffress, Robert. - Os segredos de Salomão, pág. 15.
[45] White, Ellen G  - Mensagens Escolhidas, Vol. II, pág. 416
[46] Schuller, Robert H. - O Sucesso Nunca Termina, o fracasso Nunca é Definitivo, pág. 60.
[47] White, Ellen G  - Mensagens Escolhidas, Vol. II, pág. 416
[48] Maxwell, John C. - As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, pág, 47.
[49] White, Ellen G  - Mensagens Escolhidas, Vol. II, pág. 417
[50] Costa, Luiz Antonio e Suely Braz Costa - De bóia Fria a Empresário Internacional, pág. 37.
[51] White, Ellen G  - Conselho Sobre Saúde, pág. 99
[52] Carson, Bem S. e Cecil Murphey. - Bem Carson, pág. 272.
[53] White, Ellen G  - Conselho Sobre saúde, pág. 86
[54] Engstron, Ted W. e Mackenzie, R. Alec. - Adminstração do Tempo pág. 57.
[55] White, Ellen G  - Conselho Sobre Saúde, pág. 23
[56] Chung, dr. Tom. - Qualidade Começa em Mim, pág. 56.
[57] White, Ellen G  - Conselho Sobre Saúde, pág. 123
[58] Kennedy, Dr. James. - Porque Creio, pág. 75.
[59] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 175
[60] Wilkison, Bruce H. - Vitória Sobre a Tentação, pág. 17.
[61] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 241
[62] Wilkison, Bruce H. - Vitória Sobre a Tentação, pág. 221.
[63] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 281
[64] Bíblia sagrada - provérbios 16:1
[65] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 454
[66] Bíblia sagrada - provérbios 16:3
[67] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág.515
[68] Seligman, Martim E. P. - Felicidade Autêntica, pág. 173.
[69] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 513
[70] White, Ellen G. - Mensagens escolhidas, Vol. III, pág. 162.
[71] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 515


[i] Ziglar, Zig. - O que Aprendi no Caminho Para o Topo, pág. 84.
[ii] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 308
[iii] Taylor, Richard Sheley. - a Vida Disciplinada, pág. 13
[iv] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 310
[v] Lobos, Júlio. - Encantando o Cliente, pág. 219.
[vi] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 271
[vii] anônimo
[viii] White, Ellen G  - Ciência do Bom Viver, pág. 300
[ix] Eduardo Galeano
[x] White, Ellen G  - A Ciência do Bom Viver, pág. 323
[xi] Natanael, M. Liana Castro - Gerente e Secretaria: Uma Equipe de Sucesso, pág. 57.
[xii] White, Ellen G  - A Ciência do Bom Viver, pág. 146
[xiii] Gretz, j. R. - É obvio Qualidade Real ao Alcance de todo, pág. 22.
[xiv] White, Ellen G  - Conselho sobre saúde, pág. 577

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALIMENTOS PARA O SISTEMA NERVOSO.